no , , , ,

Tutorial: Tom Mórbido para Foto

Preview Descrição: Como deixar uma foto com um tom mórbido e sombrio.

  • [message]
    • ##check##AVISO: Tom Mórbido para Foto

      • Caso você esteja usando o Photoshop em Português coloque o mouse sobre o nome do recurso que está sendo utilizado e veja a tradução em Português. Os recursos que possuem tradução estão marcados em vermelho no texto.
        Se você tiver dúvidas sobre o uso de alguma ferramenta visite o PS Help! para saber como utilizar a ferramenta desejada.
        Alguns tutoriais não possuem a opção de download das imagens, caso queira utilizar uma imagem em alta resolução para acompanhar o tutorial visite o PS Downloads e escolha um dos sites indicados para download de imagens em alta resolução.
        Em caso de dúvidas e sugestões utilize a área de comentários logo abaixo. Obrigado 🙂

tutoriais photoshop

01. Para este tutorial iremos usar a imagem abaixo.

Tom Mórbido para Foto

02. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer e depois vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.

Tom Mórbido para Foto

03. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation e defina os valores abaixo.

Tom Mórbido para Foto

04. Pressione Ctrl+E para mesclar as layers e logo após pressione Ctrl+J para duplicar a layer novamente, depois vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo.

Tom Mórbido para Foto

05. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer e defina os seguintes modos de blend para cada layer.

Tom Mórbido para Foto

Tom Mórbido para Foto

06. Agora clique na layer Background (que está abaixo de todas) e pressione Ctrl+J para duplicar, coloque a cópia acima de todas as outras layers e vá em Filter> Sketch> Photocopy e defina os seguintes valores.

Tom Mórbido para Foto

07. Pressione Ctrl+I para inverter as cores e defina o modo de blend em Linear Burn.

Tom Mórbido para Foto

Ao final seu foto ficará assim.

Tom Mórbido para Foto

Escrito por André Sugai

Publicitário, Photoshopista, criador do Tutoriais Photoshop, venceu o prêmio iBest na categoria tecnologia em 2008 e dois prêmios de criatividade da Adobe. Ex-colaborador do Tech Tudo (http://Globo.com), iMasters (UOL) e Revista Photoshop Creative.

$ s Comentários

Deixe uma resposta
  1. Olha André, muito bom esse tutorial, o efeito fica ótimo, e o melhor, é bem facil de fazer. vc se supera a cada dia.

  2. Nossa!!! Excelente!!! Excelente!!!
    Acabo de conhecer o blog e já estou fascinado!!
    Parabéns!
    Muito bom mesmo!

    Abraços.

  3. Oi Felipe, obrigado pela visita, fico feliz que tenha curtido :), volte sempre!!

    Oi Felipe!!! dois Felipes em sequencia é novidade no blog hahah, espero que curta os outros tutoriais do blog, precisando de ajuda é só mandar um recado ou consultar o PS Help! tem bastante coisa legal por lá, pode fuçar a vontade!! volte sempre!!

  4. oi andre,
    ja vi a galera aqui querendo fontes e achei um site q vc pode postar aqui pra o pessoal q precisar.
    sofontes.com.br
    um abraço

  5. anderson…
    eae andré blz..?????
    show de bola seu blog…
    então nesse tutorial de “mórbido para foto” eu não estou conseguindo deixar no mesmo jeito que o que vc fez… msm seguindo todo passo. o problema é no sexto passo, o seu layer fica “blanco” e o meu fica “preto” assim o resultado final é diferente, vc sabe pq..? falou… abraço

  6. Ai, que meda! 😮

    Sugai, passa o endereço de um site onde a gente pode baixar fotos bacanas pra testar seus tutoriais. 😉

    Valeu.

  7. Oi André,
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo por todo esse trabalho.
    Realmente está fascinante!!!
    Resolvi me dedicar aos scrapbooks digitais e amo fotos, porém sou novata e tenho muitas dúvidas, mas vc já está ajudando bastante “é a fonte” rsrsrssrs.

    Um abraço,
    e SUCESSO!!!
    Simone Vanessa.

  8. oi andre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    conheço seu tutorial tem um tempo e ate utilizei alguns efeitos q tem nele para alguns trabalhos do meu curso de web designer q fiz. e ate recomendei para o resto da sala xD

    esse tutorial de tom morbido é otimo, simplesmente adorei. mas gostaria de tepedir uma coisa: tem como vc ensinar o efeito q esta na sua foto q aparece aki no blog? to curiosa pra savber como se faz 😛

    obrigada pela atenção e bom final de semana pra vc o/

  9. oi! esse blog ta muito bom mesmo.
    adoro e tento sempre fazer o mesmo como o explicado e depois alterar ao meu gosto.
    mas eu tenho uma duvida..eu gostaria de saber como posso fazer um wallpaper bem legal como estes nesse link.eu queria fazer um com efeitos iguais ou parecidos para a mesma banda e para outras tambem..me ajudem por favor..abraço e continue com o excelente trabalho.
    aqui estao os links:
    paramorefans.com/photos/displayimage.php?album=165&pos=0

    paramorefans.com/photos/displayimage.php?album=165&pos=1

    fique bem!

  10. Esse blog e muito bom!
    praticamente so uso o photoshop pra fazer os efeitos q ensinan aki
    Gostaria de saber como deixar uma foto estilo esse aki: machinehead1.com/images/photos/promo_04.jpg

    pode ser muito facil mais eu ñ sei msm como fazer!

  11. Oi!! Meu nome é Joana e tou-m inicializando nisso do ps.. eu tentei fazer esse efeito mas n deu.. quando aplico o photocopy simplesmente fica tudo branco, sem traços nenhuns.. que estou fazendo mal? Obrigado desde ja e mts parabens pelo seu blog..

  12. Parabens pelo blog, acesso todos os dias…

    Só uma coisa, esse tutorial em questão… não setou ocnseguindo fazer… e olha que estou seguindo as passos corretos…

    A minha fica beeeeeeem azulada e embasada..

  13. Oi Kal, valeu pela contribuição, vou ver se coloco links para sites com fontes no PS Downloads ok!, mais uma vez obrigado!! volte sempre!!

    Oi akumanet, você tem toda razão, por descuido esqueci de colocar no passo 7 o comando Ctrl+I para inverter as cores!!, já corrigi o texto, obrigado pelo toque e desculpe o transtorno!! volte sempre!! 🙂

    Oi TeLES, dois sites bons pra baixar fotos são o Flickr e o Deviantart, espero que curta!!, depois vou ver se coloco alguns links de sites para fotos no PS Downloads :), obrigado pela visita!!

    Oi Simone, obrigado pelo elogio ao blog e pela visita!! volte sempre!!

    Oi Josiane, obrigado pela visita e pelo elogio ao blog, o efeito que usei na minha foto foi retirado deste tutorial, a partir do passo 16, inclusive usei a mesma textura que está no tutorial, obrigado pela visita!!

    Composição artística.
    tutoriaisphotoshop.blogspot.com/2007/02/composio-artstica.html

    Oi Pedro, acho que alguns Brushes e um pouco de imaginação resolvem seu caso, dê uma olhada nos sites de Brushes que coloquei na sessão PS Downloads, depois é só pegar algumas fotos e soltar a imaginação, obrigado pela visita!!

    Oi Edmo, só olhando fica um pouco difícil de afirmar com 100% de certeza o que foi feito mas tente abrir uma foto qualquer ir em Image> Adjustment> Treshold, defina um valor que deixe sua foto bem contrastada e depois pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation, marque a opção Colorize e mesma nos sliders para colorir a foto, para as manchas use um Brush estilo Grunge, fazendo isso acho que dá para chegar bem perto deste efeito, e machinehead é muito bom hein!! obrigado pela visita!!

    Oi Anônimo, tente variar os valores no filtro Photocopy, pode ser que sua foto precise de valores mais altos ou menores, aí tem que ser no olho mesmo, obrigado pela visita!! volte sempre!!

    Oi Eduardo, os valores podem variar de acordo com a foto usada, o critério para a definição de valores tem que ir de quem está fazendo mesmo para um bom resultado, o ideal é dominar a técnica e depois brincar com estes valores para conseguir o mesmo resultado ou até melhores :), obrigado pela visita! volte sempre!!

  14. valeu André vou seguir seu conselho e fazer o download de algumas brushes para ver no que dá.
    obrigado.

  15. Olaa pode adicionar-me e urgentem epor favor mesmo ana_melo1991[at]hotmail.com so o andre adicione mais ninguem

  16. Oi Ana, não seria mais fácil por aqui? só entro no msn depois das 9 da noite e acabo ficando no máximo 1 hora, a maior parte do dia passo no serviço, obrigado pela visita!!

  17. e ai andré,velhu frequento aqui ja faz algum tempo
    adoro seu tutoriais são todos muito bem bolados…mas esse de fotos morbidas não deu certu pra mim cara,
    colokei tudo igual o q esta aqui e não saiu certu
    fiko muito estranhu bemm diferente…
    o q sera q possa ter saido erradu pra mim?sera q é a versão do ps?a minha é o photoshop cs.
    a poste mais sobre esse assunto fotos morbidas e darks
    abraço velhu

  18. Oi, André… Antes de tudo, há menos de 24h que conheço seu Blog e já tô fascinada, sigo os passo-a-passo e tô aprendendo muito… Parabéns pela iniciativa…
    A minha questão é a seguinte, quando chega no filter blur > motion blur, não consigo colocar a porcentagem 13, o mínimo que a minha chega é a 39, acho q por isso meu resultado final é uma tela preta… se puder me ajudar a entender oq acontece, eu agradeço!
    Forte abraço!!!

  19. André , primeiramente parabens pelos tutoriais que voce posta aqui , frequento sempre o blogger para aprender a usar o PS com as duas dicas , e sempre deu certo ! =)

    Porem , nesse tutorial eu estou com uma duvida , eh o seguinte … no terceiro (03) passo , quando voce manda colocar o ‘ Hue ‘ em 194 , o meu PS nao aceita , diz que o numero maximo só pode ser ate 180 . Com isso , o resultado final da foto nao fica parecido com o que voce fez , e eu fiquei muito impressionado com esse efeito que voce ensinou .

    Se voce puder me responder o que aconteceu para eu n conseguir por aquela quantia , eu agradeceria .

    Abraços e sucesso .

  20. Oi Caio, assim que abrir a caixa de Hue/Saturation certifique-se que a opção Colorize esteja selecionada, caso não esteja não será possível adicionar tal valor, muito obrigado pela visita e pelos elogios ao blog, volte sempre!!

  21. Opa Andre , que rapidez pra responder ! hehe .

    Sim cara , eu percebii essa minha falta de atençao logo depois que postei a minha duvida . E consegui passar daquela parte , porem , estou com outra duvida agora .

    Eu reparei que na hora de por o efeito do Motion Blur na foto , a foto que aparece na sua instruçao , eh a foto normal , que voce abriu primeiro , sem nenhuma modificação . Porem , quando eu vou chego a esse passo , a foto que aparece , já está com um efeito , o da Hue/Saturation … pq a sua aparece sem efeito , e a minha está com o efeito já aplicado ?

    E o meu resultado final não esta ficando bom , a foto fica super escura ..

    Desculpa a pergunta meio confusa =P

  22. Oi Caio, você tem razão quando fala da foto no passo do Blur, na verdade a Screen foi tirada na layer errada, nesse passo sua foto deve estar meio azulada, a maior dificuldade desta técnica é acertar os valores de blur, pois elas variam de foto para foto, inclusive neste tutorial como coloquei a foto usada em baixa resolução os valores ficam alterados, mas em todo caso tente refazer com um nível de blur mais baixo, seu resultado final fica muito ruim em que sentido? obrigado pela visita!! 🙂

  23. Andre , entendi entao . Entao o meu processo aqui tá certinho . Eh , entao eu vou ter que mudar os valores , pq acho que as fotos nao tem a mesma qualidade talvez .

    O problema no final , eh que a foto fica MUITO escura , pouquissimas coisas da foto ficam de uma forma que de pra entender o que eh . A foto fica no geral quase preta .. com alguns pontos mais claros . Mas talvez seja o que voce falou , os valores podem estar deixando a foto mais escura .. vou tentar com numeros mais baixo , e conforme for , eu passo aqui para te dizer .

    Obrigado pela atençao cara !

    Abraços

  24. Oi Caio, tente diminuir os valores do filtro Photocopy também (passo 6), nesta etapa a foto dá uma boa escurecida também, obrigado pela visita e volte sempre!! 🙂

  25. Oi Kyvia, não entendi o porque de seu filtro não aceitar o valor de 13º, quando você abre o filtro Motion Blur você pode clicar a girar o círculo ao lado do valor em graus também, tente fazendo isto, mas o normal seria aceitar valores de 0 a 180º, aguardo sua resposta, desculpe a demora ok? obrigado pela visita!!

  26. Oi binho, cara desculpe mas seu comentário acabou passando batido, foi mal mesmo, quanto a sua dúvida, acho que para melhorar o resultado você precisará alterar os valores dos filtros, pois isso muda de foto para foto, quanto a versão do Photoshop, atualmente tenho usado a CS3, obrigado pela visita ao blog e desculpe a demora e o descuido!! volte sempre!! 🙂

  27. ola…olha eu entro no seu blog direto….e vc esta de parabens!..sempre faço os seus tutoriais..mas esse dae não consegui fazer…..na hora que eu clico “ctrl+e” eu acabo estragando td….acho que sou burrinha..hahahahaahaaha..mas queria afzer issooo…mas não consegui!..em todo caso, parabens!!!!..adoro seus tutos!!!!!
    bjos!!!!!!!!!

  28. Oi Anônimo, porque acaba estragando tudo quando pressiona Ctrl+E? obrigado pela visita!!

  29. Andre’ vc e’ muito bom quando explica um tutorial isso e’ super importante pq o resultado final e’ realmente aquele que vc falou e tem como exemplo.Parabens estou amando navegar no seu blog, e’ uma viagem fantastica no mundo do photoshop

  30. Ola, achei q fikou muito boa essa fotu com o efeito, tentei fazer em uma foto minha mais no final eu nao gostei muito pq ficou muito borrado…teria como diminuir depois o nivel de borrão??

    So novo no Photoshop mais com esses tutoriais aki td fika mais facil! 😀

  31. Oi Cil, obrigado pelo elogio ao blog e pela visita, volte sempre!! 🙂

    Oi Thales, quando se usa este efeito em outras fotos os valores dos filtros mudam por isso o que vale mais é bom, o jeito é fazer e refazer até achar o ponto certo, obrigado pela visita! 🙂

  32. André estou tentando colokar esse efeito heim uma foto…
    porém…mesmo fazendo exatamente como vc descreve no final,
    a minha foto fika muito embaçada…não volta ao normal…
    vc sabe o que pode estar acontecendo???
    Valew

  33. Oi,eu segui corretamento os passos, mas chega no final e a foto fica preta…
    eu tenho q diminuir a opacidade do layer?

  34. realmente tem algumas coisas erradas no tutorial, aqui estão os erros:
    "04. Pressione Ctrl+E para mesclar as layers e logo após pressione Ctrl+J para duplicar a layer novamente, depois vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo."
    Não pressionem Ctrl+E nesse passo

    "05. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer e defina os seguintes modos de blend para cada layer."
    Não pressionem Ctrl+J nesse passo

    Assim o efeito vai dar certo 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + vinte =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tutorial: Criando a barra de navegação do site da Apple.com

Tutorial: Efeito abstrato com formas irregulares