no , , , ,

Tutorial: Composição com várias fotos

Preview Descrição: Como criar uma composição de diversas fotos.

  • [message]
    • ##check##AVISO: Composição com várias fotos

      • Caso você esteja usando o Photoshop em Português coloque o mouse sobre o nome do recurso que está sendo utilizado e veja a tradução em Português. Os recursos que possuem tradução estão marcados em vermelho no texto.
        Se você tiver dúvidas sobre o uso de alguma ferramenta visite o PS Help! para saber como utilizar a ferramenta desejada.
        Alguns tutoriais não possuem a opção de download das imagens, caso queira utilizar uma imagem em alta resolução para acompanhar o tutorial visite o PS Downloads e escolha um dos sites indicados para download de imagens em alta resolução.
        Em caso de dúvidas e sugestões utilize a área de comentários logo abaixo. Obrigado 🙂

tutoriais photoshop

01. Este efeito foi muito pedido na Comunidade do ::Tutoriais Photoshop:: por isso vou mostrar a técnica usada, pressione Ctrl+O e abra a foto que servirá de fundo (neste exemplo usei uma foto em posição retrato mas o ideal é usar uma em posição paisagem ou horizontal).

Composição com várias fotos

02. Pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool e desenhe um retângulo na parte inferior de sua foto como na foto abaixo.

Composição com várias fotos

03. Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, depois pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool, pinte a seleção de branco.

Composição com várias fotos

04. Diminua sua opacidade para algo em torno de 56%.

Composição com várias fotos

05. Pressione Ctrl+J duas vezes para criar duas cópias da layer.

Composição com várias fotos

06. Selecione a primeira layer e pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, diminua a imagem e posicione como na foto abaixo.

Composição com várias fotos

07. Faça o mesmo com a segunda layer (de cima para baixo).

Composição com várias fotos

08. Selecione a primeira layer (de cima para baixo) e pressione Ctrl+E duas vezes para mesclar as camadas, sua paleta de layers deverá estar como a da foto abaixo.

Composição com várias fotos

09. Agora pressione Ctrl+O e abra outra foto.

Composição com várias fotos

10. Pressione Ctrl+A para selecionar a toda foda e depois Ctrl+C para copiar.

Composição com várias fotos

11. Volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar a foto escolhida.

Composição com várias fotos

12. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform e clicando em uma das pontas da foto arrasta com a tecla Shift pressionada, isso garante que você não perca a proporção na hora da distorção, diminua a foto e encaixe na posição desejada.

Composição com várias fotos

13. Pressione Ok e repita o procedimento para colar outras fotos.

Composição com várias fotos

14. Depois de algumas fotos coladas seu painel deverá estar assim.

Composição com várias fotos

15. Selecione o fundo do painel e linke todas as layers que contém as miniaturas clicando na caixa que fica à frente da layer, o ícone de uma corrente irá aparece indicando que a layer está linkada, (isso no Photoshop 7 ou anterior caso seu Photoshop seja o CS ou posterior basta clicar na layer com o Shift ou Ctrl pressionado).

Composição com várias fotos

16. Agora pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform novamente.

Composição com várias fotos

17. Passe o mouse sobre a caixa de transformação que fica no canto superior esquerdo até que veja o ícone da foto abaixo no lugar da seta, rotacione suas miniaturas, todas as layers devem rotacionar junto com excessão da foto de Background.

Composição com várias fotos

18. Ao final sua composição ficará assim.

Composição com várias fotos

Escrito por André Sugai

Publicitário, Photoshopista, criador do Tutoriais Photoshop, venceu o prêmio iBest na categoria tecnologia em 2008 e dois prêmios de criatividade da Adobe. Ex-colaborador do Tech Tudo (http://Globo.com), iMasters (UOL) e Revista Photoshop Creative.

$ s Comentários

Deixe uma resposta
  1. André, muito obrigado por postar esse efeito no seu blog, eu estava louco pra fazer esse efeito!!!

    Muito obrigado!!!

  2. Legal Luan, qualquer dúvida é só falar, ops, escrever haha 😀

  3. André, nessa parte:
    15. Selecione o fundo do painel e linke todas as layers que contém as miniaturas clicando na caixa que fica à frente da layer, o ícone de uma corrente irá aparece indicando que a layer está linkada, (isso no Photoshop 7 ou anterior caso seu Photoshop seja o CS ou posterior basta clicar na layer com o Shift ou Ctrl pressionado).

    Lincar todas as leyers?
    Como eu fasso isso?
    Que caixa que fica á frente da layer? so existe um olhinho.
    Não entendi essa parte. :/

  4. oiiie… adorei seu blgger
    o q mais gostei foi da tatuagem virtual…
    e uma ke tbm gostei nao consegui fazer… foi a do texto de pelucia, achei interessante , mas achu q meu photoshop eh diferente do ql vc usa, e nao tem akele brush…
    vc tah de parabens.
    to testando kuase todas as tecnicas q vc tem aki. jah fiz varias, como a do efeito “sonho”!
    passarei sempre aki pra aprender novas coisas…
    bjinhus!

  5. OIIE..
    sou eu de novo. hehehe
    vim falar ke eu fiz uma fotu antiga usando seu passo a passo…

    só q nao deu certo, pq akeles riscos q imitam fotu antiga sao pretos e qndo eu faço só fikam em brancos….
    veja:
    i211.photobucket.com/albums/bb202/gabrielagonc/fotuantiga.jpg

    me ajude!!!

  6. Oi Luan, então com certeza você deve usar o Photoshop CS ou posterior, no caso coloquei entre parenteses o que deve ser feito, que é até mais simples, basta ir clicando nas layer que você quer modificar ao mesmo tempo segurando o Shift, vá clicando e selecionando as layer com o Shift ou Ctrl pressionado, depois basta aplicar o Ctrl+T para modificar todas de uma só vez, espero que consiga, abraços!!

    Oi Gabriela, obrigado pelos elogios ao blog!! e pelas visitas! 😀 vi a foto que você aplicou o efeito, ficou bem legal mesmo tendo ficado branco os riscos, pode ser que sua cor de foreground esteja como branca, tente trocar para preta antes de aplicar o efeito para ver se os riscos aparecem pretos, mesmo assim ficou bem legal da maneira que está!! obrigado pelas visitas!! 🙂

  7. André, desculpa, mas eu ainda não entendi, é pra eu selecionar todas as layers? so a layer da barra? ou so as layers da fotografias em miniaturas?
    eu tentei como você disse, eu selecionei todas as layers (excessão da foto do fundo), e cliquei em crtl+T, so que não apareceu cadeado nenhum, em vez disso o photoshop selecionou toda a barra pra eu redimensionar e mover, será que você pode explicar de novo!? 😀 não fique com raiva, sou AINDA um iniciante no Photoshop, meu Photoshop é o CS2 em português.

    Obrigado!!

  8. Legal cara!! tem jeito de criar imagens anaglíficas (p/ óculos 3d) no photoshop cs2? c tiver posta um tuto aí blz? flws!

  9. Muito legal! Podia traduzir este tutorial ai sff? secret-mind.net/index.php?page=tutorials/scanlines
    Obrigado! 😀

  10. delilah-pro.livejournal.com/4555.html#cutid1
    E este sff xD
    E se possivel mais destes generos que mostrei sff 😀

  11. André..
    Nuss..Tava querendo muito fazer isso..
    Graças a você consegui ^^

    Brigado ai..

    Mto bom o blog o//

  12. valeu andre.nao sei se vc notou mais a galera adora efeitos e montagens em fotos pra album como o do orkut.posta + tutoriais como esses q todos agradecem inclusive eu
    um abraço

  13. Pow cara, manerasso seu blog! ;x
    Muitas coisas boas para quem ta comecando agora. ^^
    Mais uma coisa que sempre tive vontade de fazer, mais nunca achei nada do tipo. Você não saberia fazer um efeito no cabelo, que desse impressão de luzes ou mechas?
    Ficaria muito grato se você postasse algo do tipo. ^^

    abraço.

  14. OI Luan, sem problemas!!, pode perguntar a vontade, bom, no seu caso o ícone da corrente não irá aparcer, (isso só aparece do Photoshop 7 ou anteriores), você deve selecionar todas as layer que você citou, ou seja, você clica em uma, depois ao clicar nas layers restantes você deixa a tecla Shift Pressionada enquanto clica, caso queira retirar a seleção de alguma layer basta clicar com o Ctrl pressionado, depois de selecionar todas as layers que você quer modificar ao mesmo tempo basta pressionar o Ctrl+T e modificar a vontade, obrigado pela visita e desculpe a demora na resposta!!

    Oi, JhOnny oliveira, tem sim, inclusive existe este efeito aqui no blog obrigado pela visita!!

    Efeito 3d para fotos.
    tutoriaisphotoshop.blogspot.com/2007/01/efeito-3d-para-fotos.html

    Ok, patty, postarei os efeitos ainda esta semana, obrigado pela visita!! 🙂

    Oi Viih, obrigado pela visita e pelos elogios ao blog!! 🙂

    Oi Kaline, pode deixar que postarei mais efeitos como este :), no questionario sobre tutoriais o ítem de postagens tá em primeiro :D, obrigado pela visita!!

    Oi Kid, esse tipo de efeito depende muito da cor do cabelo, se for um cabelo claro acho que dá para fazer sim, agora em cabelos escuros ficam bem difícil, obrigado pela visita!! 🙂

  15. oi andre
    pq o meu Rectangular Marquee Tool esta com as bordas arredondadas?como faço pra deixa-las quadradas?
    desde ja agradeço

  16. OI Kaline, depois de selecionar a Rectangular Marquee Tool em sua barra de opções no alto da tela o valor de Feather deve ser zerado, coloque um 0 para voltar a ter uma borda com ângulos retos, para mais detalhes sobre esta ferramenta eu criei um tutorial explicando como usá-la, esta e outras ferramentas você pode encontrar acessando o PS Help!, obrigado pela visita!

    Como usar a Marquee Tool ou Ferramenta Marca de Seleção.
    tutoriaisphotoshop.blogspot.com/2007/04/marquee-tool-ou-ferramenta-marca-de.html

  17. Oi André, a montagem saiu quase perfeita, so que na passo 06 a 08 do tutorial, eu faço, e não fica esta listra (na cor da foto) em cima e em baixo dessa parte, fica uma parte mais branca. :/

    No passo 06 eu não entendi direito, se é de baixo para cima, de cima para baixo. vc pode explicar mais detalhadamente.

    Obrigado!!

  18. Oi Luan, no passo 6 eu escrevi de cima para baixo me referindo a posição da layer que iriamos mexer, que é a segunda olhando-se na paleta de layer de cima para baixo, é o mesmo efeito usado no passo 6, ou seja, você seleciona a layer do retângulo,pressiona Ctrl+T e diminui ele para que fique como uma linha, depois é só duplicar essa layer pressionando Ctrl+J e posicionar uma em cima e outra em baixo (mas isso é apenas um detalhe caso você não queira aplicar não tem problema 🙂 ), obrigado pela visita!!

  19. Hahaaha, oi Anônimo, você se refere ao efeito ou ao sujeito que está nas fotos?? hahahaha, volte sempre!!

  20. Olá André. É a primeira vez que deixo um recado. A muitos anos uso o Paint Shop, mas faz algum tempo que comecei a usar o photoshop e estou amando. Amei teu blog, os tutos estão me ajudando muito a famializar com photo. Já fiz vários tutos. Obrigada. Abraços.

  21. Oi Adri, fico feliz que esteja gostando do conteúdo do blog, se tiver alguma dificuldade é só deixar um recado ok? :), obrigado pela visita, volte sempre!!

  22. cara vc salvou minha vida …tava tomando uma surra ….obrigado mesmo !!!!!!

  23. Oiie André!
    Vlw por esse tuto é super legal e ótimo para colocar no orkut! =D
    Sucesso

  24. Oi Germano e Chelly, eu que agradeço a visita de vocês, valeu!! 😀

  25. Adorei a montagem, utilizei a técnica para fazer uma foto de presente para o meu namorado, com várias fotos nossas! ;D

  26. andre eu queria saber se vc poderia colocar algum tuto para ensinar a fazer convite de aniversario para bebezinho de 1 ano tipo uma montagem o bebe junto com os desenhos do tema no caso mickey baby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tutorial: Estilizando um rosto

Tutorial: Energy Beam (explosão com laser)